Rezas e Benzeduras

14/06/2016

Benzer uma pessoa é o ato de rezá-la, pedindo que dela se afastem todos os males ou mal específico que lhe esteja afligindo. Essa prática é realizada desde a antiguidade. Não há necessidade da pessoa que realiza a benzedura possuir dons espirituais. Qualquer pessoa pode fazê-lo desde que tenha fé na força que vem de Deus e que habita em cada um de nós. Para cada mal existe um tipo de benzedura que associa no ritual, objetos, orações e cuidados especiais quanto à hora da benzedura e em que condições pode ser feita. Pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que as rezas e benzeduras são a aplicação do passe comumente encontrado nos templos espiritualistas, servindo de veículo de socorro e assistência na prática da caridade.

 

BENZEDURA CONTRA O MAU OLHADO, INVEJA E QUEBRANTO

Obs.: Enquanto vai se rezando, benza-se 3 vezes, dos pés à cabeça (iniciando-se dos pés para cabeça), com um copo de água e uma vela branca, acesa: Diga:

“Deus perturbe e confunda os que querem para si minha alma”. “Envergonhados sejam aqueles que me queiram mal”. “Aqueles que são bons e que só a Vós desejam, que sejam salvos e engrandecidos”. “Mas a mim, que Vós necessito, não me desampareis”. “Pela Cruz em que padecestes, os olhos maus se fecharão e as bocas malvadas emudecerão, os maus pensamentos e desejos fugirão”. “Com esta Cruz me defendo”. “Com esta Cruz me livro”. “Com esta Cruz me curo”. “Louvado seja Aquele que me tira o mal”. Despache: Água e o resto da vela (apagando-se a vela na água do copo e logo após quebra-se em 3 partes) em um verde ou em água corrente. Fora de sua residência.

ÍNGUA

Benzedor leva o doente para fora de casa, à noite, e faz com que ele aponte uma estrela. Agitando um ramo verde de arruda ou alecrim, sobre a íngua, deve repetir 3 vezes: Minha estrela rica e bela, esta íngua diz que morra vós e viva ela. Mas eu digo que viva vós e morra ela. Rezar a seguir um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

CAXUMBA

Para combater a caxumba, esta benzedura é infalível. A própria mãe ou alguém da família pode fazê-la. Deve-se comprar uma colher pequena de pau ou pegar uma que nunca tenha sido usada. Em seguida, colocar pó de café numa xícara. Pegar a colher e ir mexendo o pó de café, enquanto isso, deve-se ir repetindo a seguinte frase. Aquele que for assim marcado, da caxumba será curado; Ai, deve se passar a colher em cruz, 3 vezes sobre cada lado do pescoço, fazendo em cada um deles o Sinal-da- Cruz.

ESPINHELA CAÍDA

Espinhela caída portas para o mar!… Arcas, espinhela, em teu lugar… Assim como Jesus Cristo pelo mundo andou, arcas, espinhela, em teu lugar;

ÍNGUAS

Minha estrela, a minha íngua diz, que viva ela e morra vós. Mas eu digo que viva vós e morra ela.”.

ESPINHA NA GARGANTA

Homem bom, mulher má, casa varrida, esteira rôta…

Senhor São Brás disse a seu moço, que subisse, ou que descesse a espinha do pescoço…

PARA ABRANDAR

Minha Santa Catarina, vós sois a flor divina… Em sexta-feira da paixão foste a casa de Adão, encontraste três mil homens bravos como um leão…

Todos eles abrandaste pela palavra da razão… assim vos peço que abrandeis de F… o coração…

PICADA DE COBRAS

Água benta na Igreja. Jesus Cristo no altar; Cobra abaixa a cabeça ó que eu quero passar. Jesus é verbo, Verbo é Deus, Fulano tem um quebranto, Benza-o Deus. Deus te benza, e benza-te Deus: De lua e d’ar e d’olhadela; De dores nervosas e de sol no miolo; De lua nas tripas e d’azar; E de mal d’inveja e de tod’o mal Dois olhos te viram mal. E três te viram bem; E Deus Pai, Deus Filho, E Deus Espírito Santo Amém Em louvor de Deus e da Virgem Maria Um Padre Nosso e uma Ave Maria. A oração pode ser rezada três vezes fazendo cruzes sobre a água.

Verificado o mal benze-se a criança rezando a oração nove vezes: Três enquanto se fazem cruzes sobre a cabeça, outras três sobre o peito e as restantes sobre as costas.

MAL DE URINA

Senhor, pelo especial privilégio outorgado ao beato Libório contra os males do cálculo, pedra e urina, façais que (fulano) se veja livre do mal (pronuncia-se o nome da moléstia) de que padece. Glorioso São Libório intercedei por nós. Amém

Ps.: Assinala-se a parte dolorida e rezam-se 3 Pai Nosso em Honra à Santíssima Trindade.

ROSÁRIO DE SANTO ANTÔNIO

Toma-se um terço, nas contas que representam os Padres Nossos, ao invés de se rezar esta oração diz-se: Santo Antônio pediu Santo Antônio rezou Santo Antônio alcançou E nas contas destinadas às Ave-Maria são pronunciadas as seguintes palavras: Eu hei de pedir Eu hei de rogar Eu hei de alcançar Ao se pronunciar estas últimas palavras, dizer o que se deseja

PARA CURAR DOR DE BARRIGA

Água fria não faça mal a esta barriga, nem de noite, nem de dia, nem ao pino do meio-dia, nem às de horas do dia, por aqui passou o filho da Virgem Maria perguntando o que faria. Rezam-se 3 P.N. e 3 A.M

REZA PARA DESMENTIDURA

Com os poderes de Deus e da Virgem Maria, Senhor Fortuoso, o que é que eu coso? Carne quebrada, nervo desconjuntado, carne machucada, osso despartado. Senhor São Fortuoso, eu rezo esta desmentidura, ofereço à São Fortuoso com os poderes de Deus e da Virgem Maria. Amém

REZA ANTIGA PARA CORTAR QUALQUER FEITIÇO

Aquele que fica firme, com a assistência de Deus, repousará seguramente na proteção do Senhor e lhe dirá: em Vós porei toda a minha confiança. Foi Deus quem me livrou das ciladas do inimigo e das palavras perniciosas. Ele me defenderá. Sob suas asas descobrirei a esperança, sua verdade me servirá de escudo e eu não temerei fantasmas noturnos, nem seta que voe de dia, mil cairão à minha esquerda e dez mil à minha direita. Vós sois o meu Deus e minha única esperança. Assim seja.