Pomba Gira Dama da Noite

15/07/2016

DAMA DA NOITE

Sabe-se que é uma entidade que trabalha na linha de Oxum (Todas as pomba giras assim como exus, caboclos, pretos velhos, erês e etc. São irradiados por um orixá, que o mesmo dará vibração para que elas possam trabalhar) Ou seja não quer dizer que são apenas filhos da Oxum que receberão esta entidade, podendo ser filho de qualquer Orixá (Nanã, Yemanjá, Yansã, Ewá, Ogum, etc…)

Muitas histórias são ditas sobre a incorporação da Pomba Gira Dama da Noite.Erroneamente diziam que não era uma entidade presente em médiuns masculinos, sendo isto um fato falso.Pois , na maioria das vezes os filhos que recebem essa entidade são masculinos, por ser uma pomba gira ao contrário das outras mais discreta, densa e obscura ainda sim sendo doce e gentil e bem humoradas, onde passa a sensação de alegria e descontração ao médium.

Pode se manifestar em qualquer ponto cantado relacionado a Pomba Gira.

Por ser da linha de Oxum vem sempre a dançar e rodar muito, sempre com um ar de misteriosa e sedutora, sendo sempre o centro das atenções pela sua postura sofisticada e de realeza.
Também é observadora, caminhando e rodando de ponta a ponta do terreiro sempre descarregando.

Diferente das outras sua roupagem não predomina o vermelho e preto, sendo apenas escura, de um preto brilhoso tipo seda elas usam detalhes dourado por trabalharem para a Oxum. Mas sempre simples sem muitos babados e panos, são as verdadeiras Damas com vestidos estilos medievais.

Uma característica muito marcante, é o cheiro forte de perfume quando chega em terra, um cheiro de perfume Dama da Noite que exala no ar sendo doce e agradável.

As entidades que atendem pelo nome Dama da Noite, pertencem á todas as falanges, mas diferentes das outras não tem uma denominação em nome, como por exemplo: Dama da noite do Cabaré, Dama da noite da Estrada, Dama da noite da Calunga….
Isso não quer dizer que ela trabalhe em todos os campos, o que não é verdade pois cada uma tem a sua especialidade, podendo ser em Encruzilhadas, Cemitérios (Campo Santos), Cruzeiros, Matas, Estradas, Calungas entre outras. Á diferença é que não carregam em seu nome sua especialidade,
pois todo o médium deve saber onde será entregue suas oferendas e trabalhos.

Geralmente deixam suas vestes em sonhos, vindo vestida ou o médium com a roupa. Podendo também dar intuições na hora da compra.

Nada de diferente das outras gosta de:

Apetrechos: Vestes negras e sedosas com tons dourados e anéis, brincos e pulseiras dourados de pedras pretas e com brilhantes assim como de princesas.
Bebidas: Champanhes, Vinho Rose, Martini e bebidas em tom rosa e vermelho sangue.
Comidas: Cerejas e Morangos.
Fuma; Cigarros e Cigarrilhas.
Velas; Pretas, Vermelhas e Brancas.
Símbolos: Punhal, Tridente e gatos pretos.