Bem-vindo

07/06/2016

O Centro Espírita São José, popularmente conhecido como Bakaka, é um dos terreiros com registro ativo mais antigo de Florianópolis. Fundado por Tanair Caetano Furtado, em 19 de abril de 1959 – inicialmente no ritual da Umbanda – desde 2006 integra o rol de casas do culto de Almas & Angola, tradicional viés afro-brasileiro típico do litoral catarinense.

Dirigido pelos zeladores Renato de Oxóssi e Marluci de Oxaguiã, tem como zeladora e dirigente auxiliar a Yalorixá Mayara Furtado, além de contar com um corpo mediúnico de aproximadamente 40 pessoas, entre cambones, ogãs e médiuns de incorporação.

Além das sessões semanais ocorridas às sextas-feiras, os estudos no CESJ são constantes. A filosofia da casa se baseia no entendimento de que o aprimoramento espiritual de cada médium deve ser incentivado, bem como o conhecimento precisa ser buscado individual e coletivamente, a fim de facilitar o trabalho dos Orixás e das Entidades. Por isso, os estudos têm como principal metodologia as pesquisas, cujas informações são trazidas e debatidas pelos participantes, sob a direção e orientação de entidades, o que garante o respaldo a essa e outras atividades desenvolvidas. Fazem parte da atuação da casa os trabalhos de cura, as limpezas energéticas (ebós), os alinhamentos de chakras, as cirurgias espirituais e as mesas mediúnicas. O CESJ também mantém uma equipe responsável pela redação e edição de livros ditados, neste caso sob a direção do Caboclo Sete Estrelas.

Os temas aqui apresentados reúnem as pesquisas dos médiuns, de grupos de discussão e da orientação das entidades que coordenam os trabalhos espirituais do CESJ. Apesar de existirem fontes científicas e empíricas em cada descrição, é importante destacar que a palavra final sobre cada conceito é dada por pelo menos uma entidade comandante da casa.

O principal objetivo é auxiliar quem busca esclarecimento acerca da espiritualidade, com relação a temas como comportamento, apresentações, ferramentas, cores, energia e vibrações; à luz do bom senso e com a segurança de espíritos esclarecidos que fazem a caridade nesse lar querido há quase seis décadas.

Seja bem-vindo, navegue e aproveite!